domingo, 11 de dezembro de 2011

ESCULTURA VIVA?

      Amados leitores do meu diário inspirador online, sorry por não ter postado nada nesses últimos meses, mas monografia é uma parte muito difícil na jornada de um universitário! Mas, estão quase chegando as minhas férias então conseguirei postar algumas inspirações/pesquisas vistas por mim no meu dia a dia.




     Hoje, vi esculturas que encheram meus olhos, hora por medo de me deparar com uma dessas na praia, hora por curiosidade, criatividade, inspiração. "ANIMARI", 1990.



     Esse é o nome de algumas esculturas cinéticas do artista holandês Theo Jansen. Esse cara fantástico, uniu física e arte criando organismos novos, formas de vida nunca vistas, a partir de muita imaginação e diversos conhecimentos técnicos desenvolvidos com tubos de plásticos amarelos (olhando de longe, mais parecem miniaturas de palitos de dente).



     O que me inspira mais nessas imagens, foi o projeto, a imaginação, o cuidado, a busca por cada uma dessas formas, remetendo pra mim criaturas mitológicas e medievais.



     As esculturas de gigantes esqueletos ficam em manadas nas praias e são capazes de andar movidas pelo vento, alguns até conseguem armazenar vento e assim mantendo-se em movimentos por longos períodos. Outros, são capazes de se ancorar na areia, quando o vento está forte e ameaça destruí-las, dessas forma possuindo um mecanismo de auto-preservação.



    As pesquisas são tão grandiosas, que o número e o comprimento de cada tubo possui um "código genético" diferente. Dessa forma, dá até para acreditar que são verdadeiros não? O criador das esculturas possui uma teoria de que, futuramente, os seus animais serão capazes de evoluir como os tornar seres orgânicos. Haverá desafios entre eles, onde o vencedor absorverá o perdedor do "DNA" e continuar a crescer e se desenvolver, futuramente possuindo músculos, cérebro, etc. 



     Artista, visionário e louco. Quase um gênio!

     Esse foi o meu "post tira poeira", espero que tenham gostado e se inspirado com essa história de Frankenstein.

     Mil beijos e até a próxima!